quarta-feira, 18 de abril de 2012

Alimentação e Nutrição Infantil os Hábitos Alimentares Corretos

Estive assistindo no Fantástico o Medidinha Certa, e achei muito interessante a preocupação não só com crianças obesas , mas também com a forma correta de alimentação na infância. Algumas crianças tornam-se obesas muito cedo. Isto deve-se principalmente aos maus hábitos alimentares que levam a uma alimentação pobre em nutrientes.

A principal ajuda deve vir dos pais que necessitam de vigiar o que os filhos comem diariamente. E principalmente eliminar alimentos que não sejam benéficos para a saúde da sua criança ou adolescente. A realidade é que devem fazer uma seleção cuidadosa dos alimentos para a manutenção da saúde da criança ou adolescente. A alimentação infantil é cada vez mais importante.

Muitas crianças não tem uma boa alimentação pois passam por fases muito exigentes no que se refere à alimentação, exigindo comer num determinado lugar, numa determinada hora. As crianças atravessam esta fase usualmente entre 1 ano e meio e 5 anos de idade. Para além disso, as crianças de todas as idades têm preferências e alimentos que não gostam. Por vezes não gostam dos alimentos pela sua cor ou por ser difícil de mastigar, preferindo vegetais cozidos a vegetais crus.

Trago então algumas dicas para conseguir uma alimentação saudável para as crianças:

· Dê aos seus filhos refeições nutritivas. Não se preocupe com a quantidade que ele ingere. É a qualidade dos alimentos que importa, não é a quantidade de alimentos que proporciona à criança uma boa alimentação.

· Ingerir demasiados líquidos pode reduzir o apetite da criança e isso prejudica a alimentação infantil. Limite a ingestão de líquidos uma ou duas horas antes da refeição.

· Satisfaça os seus filhos servindo deliciosas sobremesas à base de fruta. Aprenda novas receitas de sobremesas com diversas combinações de frutas, com muitas cores, e ganhe mais um ponto na alimentação infantil da sua criança.

· Evite que a sua criança lanche mais do que duas vezes por dia e defina os horários das refeições. Os horários são importantes, seja o mais rigoroso possivel.

· Lide com as situações frustrantes com paciência, atitude positiva e firmeza. Não seja agressivo ou emocional. Por vezes as crianças são “saturantes”, mas tenha paciência, afinal trata-se da sua criança e de lhe porporcionar uma alimentação saudável.

· Ofereça à sua criança ou adolescente alguma escolha na questão dos alimentos, e sirva-lhe pequenas porções de cada vez.

· Tente servir refeições apelativas, tais como vegetais cortados em formas divertidas, decorando com ketchup ou ervas, isto dá muito resultado. E os vegetais são alimentos muito importantes na alimentação infantil.

· Torne a refeição um momento relaxante e agradável, livre de conflitos familiares, tensões e distrações, tais como a televisão. Torne-a um evento familiar importante. Tentar desfrutar enquanto come uma refeição, isto transmite à criança uma sensação de prazer enquanto come e com certeza conduz a uma alimentação mais saudável.

Nota: este artigo não pretende fornecer conselhos de saúde, mas apenas informação em geral. Procure sempre um profissional qualificado antes de adaptar qualquer programa de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário