segunda-feira, 28 de maio de 2012

Verrugas

         Verrugas são tumorações benignas de pele causadas pelo papiloma vírus humano (HPV). Esse vírus ativa o crescimento anormal de células da epiderme, que são lançadas para a superfície do corpo formando as verrugas. O aspecto, tamanho e forma dessas lesões estão diretamente ligados a um ou vários dos diferentes sorotipos de HPV responsáveis pela infecção.
        O contágio pode ocorrer por contato direto com pessoas e objetos infectados, por autoinoculação através de pequenos ferimentos que servem de porta de entrada para o vírus, nas relações sexuais e por via materno-fetal no momento do parto.
Pacientes imunodeprimidos são os mais vulneráveis ao aparecimento de verrugas causadas pelo HPV.

Sintomas

Exceção feita às verrugas plantares, que doem quando a pessoa caminha e podem sangrar, e às anogenitais, que podem coçar um pouco, as verrugas costumam ser assintomáticas.
Diagnóstico
O diagnóstico é clínico, tomando como base o aspecto e localização das lesões. Exames laboratoriais, como o Papanicolaou, a colposcopia, e a biópsia são úteis para identificar os sorotipos de HPV envolvidos e estabelecer o diagnóstico diferencial com outras patologias.
Prevenção
Como a transmissão dos vários sorotipos de HPV, que são a causa das verrugas anogenitais ocorre por via sexual ou da mãe para o filho na hora do parto, o uso de preservativos em todas as relações sexuais é a melhor forma de prevenir esse tipo infecção.
Da mesma forma, o fato de ela ser transmitida por autoinoculação, é importante não coçar nem ferir as lesões para que o vírus não penetre por escoriações na pele.
Tratamento
Grande parte das verrugas comuns desaparece espontaneamente depois de algum tempo. Nos outros casos, o tratamento pode consistir no uso local de medicamentos específicos que promovem a cauterização química, ou na remoção cirúrgica das lesões por meio da eletrocauterização, crioterapia (destruição das lesões com nitrogênio líquido), laser ou cirurgia convencional em casos de câncer instalado.
Recomendações
* Não tente acabar com as verrugas sem o acompanhamento de um médico. Nessa tentativa, você pode provocar infecções e reinfecções com consequencias graves;
* Vale sempre lembrar que, quanto antes for instituído o tratamento, melhor será o prognóstico.


O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência.

Um comentário:

  1. DOUTOR BOA TARDE!!!

    E ESSAS VERRUGUINHAS QUE NASCE PELO PESCOÇO E ROSTO, EXISTE NO MERCADO UM REMEDIO POINTTS, FUNCIONA???

    ResponderExcluir