Ao contrário do que se pensa, o sol do inverno não é tão inocente assim. Ele é rico em radiação ultra-violeta A, que apesar de não provocar queimaduras (e, por isso, é comum se pensar que não danifica a pele), é o principal responsável pelo envelhecimento cutâneo.
Na foto abaixo, pode-se perceber o resultado do dano que o sol provoca na pele ao longo da vida. A região do abdômen ficou protegida pela roupa, enquanto o braço recebeu a ação do sol.
Fotoenvelhecimento
Portanto, mesmo no inverno é importante o uso de proteção solar. Pessoas com pele oleosa e acneica devem usar apenas filtros solares com rótulo de "oil-free", e o fator de proteção deve sempre ser igual ou maior que 15, reaplicando-se o protetor a cada 2 horas em caso de permanência prolongada no sol.
A alimentação também é importante para cuidar da pele. No frio bebemos menos água, o que pode colaborar para o ressecamento da pele. Recomenda-se a ingestão de cerca de 2 litros de água por dia. Deve-se, ainda, evitar a ingestão de alimentos gordurosos e aumentar a ingestão de frutas, legumes e verduras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário