A depilação à Laser é um dos tratamentos mais realizados atualmente entre homens e mulheres para se livrar dos pêlos indesejáveis. Nas mulheres, o crescimento dos pêlos em regiões tipicamente masculinas como buço e o queixo podem acarretar constrangimento interferindo na qualidade de vida. E nos homens a constante necessidade de fazer a barba, pode provocar pequenas lesões. Através dos tempos, a humanidade desenvolveu diversas técnicas para eliminação dos pêlos, seja por raspagem remoção com cera, pinças, entre outras. Mas nenhuma delas se mostrou tão eficaz quanto a Epilação à Laser. O Laser surgiu como uma forma eficiente na redução dos pêlos. O primeiro equipamento de Laser foi criado nos anos 60, e seu uso na medicina começou nos anos 80. Atualmente, a sua segurança e eficácia são comprovadas. Antes de ver os benefícios do Laser, vamos entender melhor o ciclo de crescimento dos pelos. Ciclo dos Pêlos:
O ciclo de crescimento do pêlo passa por 3 fases distintas
- Fase Anágena: o pêlo cresce a partir do folículo;
- Fase Catágena é a intermediária.
- Fase Telógena: é o período de repouso , em que o pêlo cai.
Os pêlos mais afetados pela Epilação à Laser são aqueles que se encontram na fase de crescimento, ou seja na Fase Anágena, pois é nesse período em que eles estão mais ligados ao bulbo e apresentam a maior concentração de melanina,o pigmento escuro que lhes dá cor.
Diferentes tipos de Lasers são absorvidos por diferentes tipos de cores.
O Laser utilizado na Epilação prolongada é absorvido pela cor negra, presente na melanina.
São necessárias algumas sessões.
O sucesso da Epilação à Laser depende das características individuais, cor e espessura dos pêlos, cor da pele, região a ser tratada, alterações hormonais e bronzeamento da pele.
Por exemplo: pêlos claros, finos, brancos ou loiros não são bons alvos para o laser porque possuem pouca quantidade de melanina.
Peles morenas e negras têm grande quantidade de melanina assim como os pêlos, portanto necessitam de maiores.
cuidados e menor energia durante a aplicação.
Os casos de maior sucesso ainda são aqueles em que há grande contraste entre a cor da pele e a cor do pêlo, como nas pessoas de pele clara com pêlos escuros e grossos.
Recomendações Pré-Procedimento:
Alguns cuidados devem ser observados antes do tratamento com o laser:
- o paciente não deve estar bronzeado e evitar os cremes autobronzeadores, e também o bronzeamento artificial;
- é recomendável que durante todo o tratamento, evite-se a exposição solar excessiva, sempre usando filtros solares com FPS 30 ou maior;
- Para que o Laser seja efetivo é preciso interromper a Epilação com cera e também não arrancar os pêlos com pinça por no mínimo 30 dias antes do procedimento.
A presença da haste do pêlo é necessária para a absorção da luz.
A eliminação dos pêlos deverá ser feita com lâmina ou creme depilatório antes do procedimento, conforme a orientação de seu médico. Recomendações Pré-Procedimento: Alguns cuidados devem ser observados antes do tratamento com o Laser. O paciente não deve estar bronzeado e evitar os cremes auto-bronzeadores e também o bronzeamento artificial. É recomendável que durante todo o tratamento evite-se a exposição solar excessiva, sempre usando filtros solares com FPS 30 ou maior. Para que o Laser seja efetivo, é preciso interromper a Epilação com cera e também não arrancar os pêlos com pinça por no mínimo 30 dias antes do procedimento. A presença da haste do pêlo é necessária para absorção da luz. A eliminação dos pêlos deverá ser feita com lâmina ou creme depilatório antes do procedimento, conforme a orientação do seu médico.
Procedimento:
A Epilação à Laser é realizada através de múltiplos disparos no local dos pêlos indesejados.
É necessária a proteção dos olhos com óculos especiais durante o procedimento.
É comum sentir uma leve queimação durante os disparos.
Dependendo da região e da sensibilidade, podem ser usados cremes anestésicos.
O tempo de duração de cada sessão varia de acordo com a região tratada.
Pequenas áreas como as axilas levam poucos minutos. Já regiões maiores como as pernas podem demorar mais.
Após o procedimento, poderá ocorrer irritação da pele, apresentando vermelhidão passageira.
Entre uma sessão e outra, deve ser dado um espaço de tempo que será determinado pelo médico, permitindo que os pêlos alcancem a fase de crescimento, tornando-se então mais vulneráveis ao tratamento.
É importante realizar sessões de manutenção devido à regeneração e surgimento de novos folículos pilosos.
A Epilação à Laser é ideal para quem sofre com pêlos encravados, pêlos em excesso, ou simplesmente, para quem deseja mais praticidade na vida cotidiana.
Lembre-se: ninguém é igual a ninguém.
Os resultados do tratamento variam de acordo com o tom de pele, o tipo de pêlo a fase de crescimento do pêlo tratado.
O tratamento de Epilação à Laser é um procedimento seguro, com raras complicações.
Converse com o seu médico e esclareça todas as suas dúvidas!