Cinco minutos são suficientes para consumir a quantidade de cálcio, fibras e outros nutrientes, que vão melhorar o desempenho de adultos e crianças ao longo do dia.
Negligenciar o café da manhã, ou deixá-lo monótono, é perder a oportunidade de consumir cálcio (presente nos derivados do leite), fibras (fornecidas por frutas e cereais) e vitaminas (nos pães, óleos e achocolatados), nutrientes que estão longe de serem consumidos em quantidades ideais pelas crianças e adolescentes do País.
O resultado é que a quebra do jejum após as oito horas de sono acontece fora de casa, muitas vezes com produtos sem qualidade nutricional.
As frituras e os lanches da cantina das escolas, por exemplo, contêm muito sódio. Já se sabe que, quanto mais sódio consumido mais cálcio eliminado do organismo. Lá na vida adulta, esta criança vai colher os prejuízos da ausência deste nutriente (a osteoporose é só um dos exemplos).
outro argumento utilizado para as mães ignorarem o café da manhã é a sonolência das crianças e a falta de apetite por acordar tão cedo. Para estas pessoas, ele responde que alimentação é hábito e também exemplo.
É muito difícil um adulto convencer um menino a tomar café se ele mesmo não faz. Outro ponto a ser levado em conta é que as refeições feitas em conjunto costumam ter qualidade muito maior. O café da manhã poderia ser uma oportunidade da família toda se reunir em volta da mesa, ainda que seja por cinco minutos.
Para fazer a refeição entrar para o cotidiano, mesmo para quem acorda antes das 6h. ponha a mesa antes do filho despertar é uma ótima dica. Variar os cardápios também. Alterne as frutas, os cereais, os sucos e os pães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário