sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O Maior Avanco na Medicina em 2013


Em 2013, a área que ficou em primeiro lugar foi a da imunoterapia como forma de tratamento do câncer. 
As primeiras ideias sobre a possibilidade de tratar casos de câncer por meio de estímulos imunológicos surgiram na época de Paul Ehrlich, no início do século 20. Nos últimos cem anos, inúmeras tentativas nessa área chegaram a resultados imprevisíveis e contraditórios.
Graças às técnicas laboratoriais desenvolvidas nas últimas décadas, no entanto, o conhecimento mais aprofundado da fisiologia do sistema imunológico abriu as portas para tratamentos que seguem duas linhas gerais.

A primeira envolve anticorpos que atuam sobre os linfócitos T (um subtipo de glóbulo branco) de forma a torná-los mais agressivos contra as células tumorais. A segunda procura modificar geneticamente, in vitro, os linfócitos T retirados do paciente, para aumentar sua capacidade de destruir células malignas, quando forem reinfundidos na circulação.
Respostas clínicas surpreendentemente duradouras têm sido descritas em portadores de melanoma maligno, leucemias e linfomas. A possibilidade de tratar outros tipos de tumores por manipulações imunológicas semelhantes, hoje, desperta grande interesse entre os médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário