segunda-feira, 19 de maio de 2014

Rosácea não é apenas rubor na pele, é doença crônica que deve ser tratada

Uma vermelhidão permanente na face pode indicar um problema crônico. Apesar de muitas pessoas considerarem uma simples irritação, o rubro pode ser sinal da rosácea, uma doença de pele crônica e inflamatória da face.Estima-se que mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo tenha eritema (vermelhidão) facial de rosácea. É uma doença que não tem cura, mas que pode ser controlada.

A doença se manifesta tanto em homens como em mulheres, com maior frequência entre os 30 e 50 anos. Embora seja mais comum em peles claras, acomete pessoas com as mais diferentes tonalidades. Muitos acreditam que a rosácea não atinge a pele negra, mas não é verdade. O eritema também pode se manifestar em peles mais escuras. Muitas pessoas não fazem o tratamento correto, porque confundem a rosácea com quadros inflamatórios ocasionados por acnes. No entanto, são problemas distintos e também com tratamentos diferenciados.

Não se sabe ao certo quais são as causas da rosácea, mas é necessária uma predisposição genética para que ocorra. Alimentos apimentados e bebidas podem potencializar seu aparecimento. A prática de exercícios físicos, temperaturas extremas, cosméticos e o estresse também podem desencadear os eritemas. Para as pessoas com predisposição genética, a mudança em alguns hábitos pode evitar o início de crises. Alimentos apimentados devem ser cortados na dieta, é preciso evitar o estresse, alguns exercícios físicos, cigarros e bebidas alcoólicas não devem ser consumidos

2 comentários:

  1. Dr agradeço pelo esclarecimento a respeito de rubor na face;á anos convivo com esse problema ,nunca procurei tratamento ,mas tenho percebido que vem piorando cada dia mais .

    ResponderExcluir
  2. Dr agradeço pelo esclarecimento a respeito de rubor na face;á anos convivo com esse problema ,nunca procurei tratamento ,mas tenho percebido que vem piorando cada dia mais .

    ResponderExcluir