sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Cuidados pós operatórios

Você terá um resultado melhor se...

Não fumar por um mês após a cirurgia, já que as substâncias contidas no cigarro causam vasoconstrição, que diminui o fornecimento dos elementos fundamentais para o processo de cicatrização, como proteínas, vitaminas e oxigênio.
Não tomar sol por três meses na região operada para evitar manchas e cicatrizes escurecidas.
Programar adequadamente o período pós-operatório, evitando esforços e seguindo as recomendações médicas.
Fizer acompanhamento nutricional para manutenção do peso; afinal, ter uma dieta saudável e equilibrada ajuda na durabilidade da lipoaspiração.
Praticar exercícios físicos regularmente, mesmo porque, após uma plástica de abdome, o ideal é manter a musculatura tonificada.

Você poderá não ter o resultado desejado se...

Não tiver tempo de repouso suficiente para uma recuperação adequada.
Não usar a cinta pós-operatória pelo tempo indicado.
Retornar às atividades físicas antes do permitido.
Fizer a cirurgia por pressão externa, ou seja, para agradar ao namorado, à mãe ou a quem quer que seja.
Engravidar logo após a cirurgia, principalmente no caso da abdominoplastia, pois a gravidez provoca a distensão da musculatura e da pele do abdome.

Combinações perigosas

1. Plásticas com grande descolamento de pele (por exemplo, abdominoplastia) e tabagismo. O cigarro prejudica a circulação e oxigenação da pele, o que pode levar à necrose (morte da pele).
2. Uso de pílula anticoncepcional e cigarro em cirurgias longas. Esta associação aumenta muito o risco de trombose, nas operações com anestesia geral, peridural e raqui. Atrombose é um coágulo que ocorre geralmente dentro das veias das pernas e pode levar à embolia pulmonar, uma complicação potencialmente fatal à paciente.
3. Associação de muitas cirurgias. O tempo do procedimento é longo, o que pode levar a um aumento de sangramento e complicações anestésicas. Aproveitar o momento do parto e já se submeter a uma plástica, nem pensar. É preciso esperar de oito meses a um ano, até o corpo se recuperar.
4. Carregar peso ou ainda fazer exercícios durante a recuperação pode romper ou inflamar os pontos, dificultando a cicatrização.
5. Tomar remédio antes da operação. Alguns deles podem aumentar o risco de sangramento durante ou após a cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário