Se você pretende estar impecável até o Carnaval, é necessário ficar atenta antes de tomar a decisão de realizar uma cirurgia . A preocupação das pessoas com o corpo cresce consideravelmente, com a estação mais aguardada do ano batendo à porta, contudo, sentir-se bem para vestir um biquíni e desfrutar do verão sem receio, requer uma série de cuidados, principalmente para quem está planejando realizar uma cirurgia plástica.
1. Período ideal para operar
Para quem deseja aproveitar os dias de folia, a cirurgia plástica estetica deve ser programada com pelo menos um mês de antecedência em relação à festa, uma vez que você não quer passá-la em recuperação e com movimentos limitados.
Por isso, programe a sua cirurgia plástica estetica com pelo menos quinze dias de antecedência. Opte pelo momento em que você estará em recesso no trabalho e (se puder) ajuste esse período às férias de uma amiga ou parente, para que essa pessoa possa auxiliar na recuperação.
2. A escolha do cirurgião
Seja qual for o período em que você possa desejar realizar uma cirurgia, a escolha do profissional que irá operá-la é o primeiro passo na busca por um resultado satisfatório e uma indicação de uma amiga.
3. Avaliação Pré-Anestésica
Outra questão relevante para o sucesso de uma cirurgia plástica estetica é a avaliação anestésica –. Nela, a paciente deve mencionar o seu histórico de cirurgias, quais os medicamentos que costuma utilizar e se faz uso de cigarro ou consome bebidas alcoólicas.
Lembre-se: o anestesista é tão importante quanto o cirurgião, uma vez que ele será o seu “guardião”, zelando por seus sinais vitais enquanto o procedimento cirúrgico é realizado.
4. Pretende viajar? Evite coincidir as datas...
Se você está pensando em viajar durante o período de pós-operatório, procure evitar. Caso seja inadiável, não deixe de se movimentar levemente durante a viagem, a fim de auxiliar na circulação sanguínea e consequentemente afastar o risco de trombose.
5. Cigarro x Cicatriz
O maior inimigo de uma cicatrização plena é o cigarro. Suspender o fumo antes de se submeter a uma cirurgia plástica estética é indispensável para alcançar um bom resultado do procedimento.
A nicotina, principal componente do cigarro, causa a chamada “vasoconstrição”, que consiste na diminuição do diâmetro dos pequenos vasos sanguíneos. Com isso, a oxigenação e nutrição da pele são afetadas, prejudicando a produção de colágeno e interferindo negativamente no processo de cicatrização.
6. Alimentação
Após o procedimento cirúrgico, o seu corpo estará carente de vitaminas e precisará repor as energias.
Opte por uma alimentação leve e rica em frutas, verduras e legumes. E lembre-se: além do fato de você estar em recuperação, o calor demasiado – típico da estação – também colabora para perda de líquidos.
Por isso, não deixe de beber muita água. Uma boa pedida para ocasião é o suco de melancia, bebida pouco calórica, que estimula a produção de urina e auxilia na eliminação das toxinas.
7. Automedicação
É importante destacar que durante o período de pós-operatório, não deve ser utilizado nenhum medicamento não prescrito pelo cirurgião.
Procure respeitar os horários e as doses das medicações receitadas.
8. Exposição ao sol
Para quem acabou de realizar uma cirurgia plástica, estética, o sol característico da estação não é um bom aliado. A exposição poderá proporcionar um escurecimento da cicatriz, ou o que os médicos popularmente chamam de “bronzeamento da cicatriz”.
9. Lugar de cirurgia é no hospital!
Lembramos que a paciente nunca deve realizar um procedimento cirúrgico nas dependências de uma clínica – fora do ambiente hospitalar –, uma vez que não contam com ambulância, em caso de emergência e, muito menos enfermeiros, médicos pla ntonistas para acompanhar a recuperação da paciente. Além disso, não há o suporte de UTI, assim como, por vezes nem sequer possuem a autorização da ANVISA.
10. Colaboração da paciente
A sua participação durante todo o processo que envolve uma cirurgia é fundamental.
Siga todas as orientações de seu médico e evite realizar esforço físico durante a recuperação.
Repouse e alimente-se adequadamente; lembre-se das nossas dicas, tenha uma ótima cirurgia, e é claro, um ótimo verão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário