quarta-feira, 18 de março de 2015

Abdominoplastia

abdominoplastia é um procedimento para remover o excesso de pele e gordura do abdómen e para reposicionar os músculos da parede abdominal. Com as gravidezes ou perdas de peso, os músculos rectos da parede abdominal têm tendência para se afastar e, por isso, dar um ar mais redondo ao abdomén. Nessas situações, a pele também perde elasticidade, por vezes ganha estrias, torna-se mais flácida e forma pregas que a abdominoplastia permite melhorar.
As candidatas à cirurgia devem ser emocionalmente maduras e compreender as suas próprias motivações para a realizar. Expectativas realistas são importantes e deve-se perceber que o procedimento traz melhorias mas não a perfeição. Obviamente, uma mulher com maior adiposidade, uma pele mais estriada, etc. não pode esperar o mesmo resultado de uma mulher magra, com um melhor tónus.

Como é realizada a Abdominoplastia?

Há várias técnicas para realizar a abdominoplastia que variam de acordo com a doente e com a preferência do cirurgião. A abdominoplastia pode ser combinada com outras técnicas de contorno corporal, frequentemente  a lipoaspiração, tratando-se nesse caso de uma lipoabdominoplastia.Esta cirurgia, por regra é realizada com epidural e sedação, podendo ser também com anestesia geral se houver indicação.As incisões são colocadas à volta do umbigo e ao fundo do abdomén, de forma semelhante à da cesariana, embora seja uma cicatriz maior.

O que esperar depois da Abdominoplastia?

Depois da cirugia vai estar edemaciada e com hematomas (“nóduas negras”), que vão melhorar ao longo do tempo. O abdómen vai estar apertado e vai sentir necessidade de se dobrar um pouco na cintura para ter mais conforto. Ao fim de poucos dias vai começar a andar direita. Tem de ter paciência e não exagerar na actividade. Muitas mulheres depois da cirurgia sentem-se um pouco deprimidas. Isso está relacionado com o desconforto e a aparência provocados pelo edema e pelos hematomas, pela ansiedade relativamente ao resultado final e pela limitação nas actividades. Essa sensação desaparece à medida que a aparência melhora e se retoma a vida normal, o que demora entre 10 a 15 dias.
Também no perído pós operatório é obrigatório o uso de uma cinta de compressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário