quinta-feira, 30 de abril de 2015

BEBIDAS ALCOÓLICAS PODEM AGRAVAR OU CAUSAR PROBLEMAS NO CORAÇÃO

O Brasil supera a média mundial quando o assunto é consumo de álcool. Dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2014 revelam que pessoas acima de 15 anos consomem cerca de seis litros por ano. No Brasil, a média é de 8 litros por ano. Ingerir bebidas alcoólicas pode ser saudável para o coração, mas dentro de um limite. Se ingerido em grande quantidade e em um curto período de tempo, pode trazer danos irreversíveis ao órgão e levar o indivíduo à morte.

Às vezes, após uma morte causada por ingestão de álcool em excesso, ouvem-se relatos de conhecidos espantados porque a pessoa “era saudável”, “praticava esportes”, “nunca tinha tido nenhum problema”. Na verdade, não é motivo de surpresa. Muitas doenças cardíacas não se manifestam por anos, mas o álcool pode servir de gatilho para consequências graves.
Tanto quem tem doença cardíaca, seja silenciosa ou não, quanto quem não tem, pode ser vítima de um problema no órgão por conta da ingestão de bebidas. Ela pode causar um agravo ou ser a própria geradora, pessoas que tenham doenças no coração e nunca tenham sentido nenhum sintoma, ou então tenham passado por sintomas denominados “atípicos”, ou seja, diferentes da conhecida dor no peito sobre a qual comumente ouvimos falar. É possível até mesmo chegar ao ponto de já ter havido um infarto e a pessoa só descobrir bem depois, em um exame de rotina ou em um eletrocardiograma.
Fique Alerta ......

Nenhum comentário:

Postar um comentário