A época de calor, praia, piscina e férias é também o período em que aumentam as ocorrências de alguns acidentes ou problemas de saúde que atrapalham bastante o tão esperado – e merecido – descanso.
Alguns deles, como a insolação e a desidratação, podem ser evitados com medidas simples e fácies de seguir. Outros, no entanto, não podem ser previstos – e com isso, evitados. Para esses casos, é importante saber como agir.
Insolação
É causada pela permanência, por longos períodos de tempo, sob sol forte. Pode ocasionar a perda da consciência, lesões generalizadas e até a morte.
A pessoa com insolação começa sentindo dor de cabeça, tontura e náusea. Na sequência o pulso acelera e a visão fica embaralhada. Depois a respiração vai ficando mais difícil e a pessoa geralmente desmaia.
Como agir:
- Leve a vítima para um local fresco, na sombra. Borrife água fria pelo corpo e aplique compressas na testa, no pescoço, nas axilas e nas virilhas
- Remova o máximo de peças de roupa dela
- Mantenha a cabeça elevada e ofereça água fria ou qualquer bebida não alcoólica
- Se houver parada respiratória, faça respiração boca a boca e massagem cardíaca, se necessário. Chame socorro imediatamente
Como prevenir:
- Evite se expor ao sol entre 10 e 16h
- Use filtro com fator de proteção solar (FPS) no mínimo 15
- Reaplique a cada duas horas
- Hidrate-se com água e sucos, nunca com bebidas alcoólicas
- Proteja-se do sol com bonés e chapéus
- Use barracas de algodão ou lona (elas oferecem quase o dobro de proteção em relação às de náilon)
Nenhum comentário:
Postar um comentário