terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Baixa estatura aumenta risco de doença cardíaca

 Estudo realizado na Finlândia mostra que pessoas de baixa estatura apresentam maior probabilidade de padecer de uma cardiopatia do que indivíduos altos. Concretamente, os autores do estudo asseguram que os homens que medem menos de 1.60 metro e mulheres com menos de 1.53 metro apresentam um risco de sofrer de doença do coração 1.5 vezes superior a pessoas que medem 1.77 e 1.66, respectivamente. O estudo também encontrou diferenças significativas em função do sexo.

O sexo que apresenta maior risco cardiovascular é o feminino de menor estatura, sendo este subgrupo 1.55 vezes superior ao das mulheres mais altas. Nos homens de baixa estatura, o risco é 1.37 vezes superior em relação aos congêneres mais altos. Embora se tenha encontrado uma clara relação entre estatura e risco cardiovascular, não foram obtidas informações suficientes que pudessem explicar suas causas. Ainda assim, acreditam que uma provável explicação seria a de que pessoas de menor estatura têm um calibre arterial menor, o que provocaria a obstrução dos vasos sanguíneos.
Outra causa invocada seria a de que pessoas pertencentes a um nível sócio-econômico baixo teriam mais infecções e má nutrição durante a época da gestação, o que poderia levar a um menor crescimento da pessoa e a uma menor proteção contra diversas doenças. Apesar de todos esses achados, o que a população em geral, e mais concretamente a população de baixa estatura, deve ter em mente é que com hábitos de vida saudáveis e um bom controle dos fatores de risco cardiovascular é possível reduzir em mais de 80% o risco de morrer ou de vir a sofrer uma complicação cardiovascular


Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam

Nenhum comentário:

Postar um comentário