O osso é um tecido dinâmico cuja remodelação e renovação é estimulada por forças mecânicas. Vida sedentária, imobilização prolongada e falta de gravidade favorecem a desmineralização óssea, que é tanto mais importante quanto mais precoce aparece. De um modo geral, a atividade física tem um efeito favorável sobre a densidade óssea medida pela Densitometria Óssea tanto ao nível da coluna lombar como ao nível do colo femoral.
Especificamente, a atividade física intensa ou de resistência (corridas de longo percurso) apresenta um efeito muito mais marcante ao nível do fêmur, enquanto um programa de carga física e de impacto (saltar corda, subir escadas) aliado a uma atividade de exercícios de resistência, mostra um efeito favorável sobre os dois locais (coluna e fêmur). É evidente que a atividade física é, sem dúvida, um fator de proteção contra osteoporose, mas a prevenção ideal deveria comportar uma atividade física regular, que combine exercícios de carga física e exercícios de resistência.
Querem que vos ensine o modo de chegar à ciência verdadeira? Aquilo que se sabe, saber que se sabe; aquilo que não se sabe, saber que não se sabe; na verdade é este o saber
Nenhum comentário:
Postar um comentário