Todos nós sabemos que uma alimentação nutritiva é fundamental para uma vida saudável. O café da manhã é a refeição mais importante do dia, já que reconstitui as reservas de energia utilizadas durante à noite. Isto significa romper com um jejum de 8 a 12 horas. Além disso, ajuda a restabelecer as funções do aparelho digestivo e acelerar o metabolismo. A omissão do café da manhã pode ser danosa para a função cognitiva e o rendimento escolar das crianças. -
Estudos experimentais publicados sobre os efeitos de um jejum prolongado (por uma noite e uma manhã) no processo de atenção e memória de crianças de 9 a 11 anos de idade mostram:
- Menor estímulo de diferenciação;
- Diminuição da fluência verbal;
- Diminuição da atenção;
- Alteração no processo de informações;
- Aumento de erros; e
- Diminuição da memória.
Assim, a manutenção da glicemia, ou seja, da quantidade de açúcar no sangue em níveis normais, é essencial para o funcionamento cerebral adequado, portanto, mais uma vez destacamos o papel da nutrição, quer seja educando para melhorar o hábito alimentar, quer seja nutrindo adequadamente para o crescimento e desenvolvimento adequado.
Temos certeza que o café da manhã é muito mais do que um hábito saudável, e desta forma, incentivamos aos pais a não permitirem que seus filhos dirijam-se à escola sem realização do mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário