sexta-feira, 24 de maio de 2013

Andar a Pé: Dicas e Beneficíos


Sente-se em baixo? Angustiado? Sem forças? Veja a solução que não falha!
  • Se está a sentir-se mal por causa de uma desilusão ou conflito, faça uma caminhada
  • Se está com um ataque de tristeza… faça mais caminhadas
  • Se tem falta de energia ou lucidez…. faça ainda mais passeios
Esta solução comprovada é algo que quase todos nós podemos fazer com o mínimo de investimento e sem ocupar muito tempo.
Tudo o mais que fizer pela saúde (programa detox, passar a comer arroz integral, alimentos energéticos ou verduras), terá um efeito muito maior se passar a andar a pé de forma regular.
Um estudo em 2006 demonstrou que uma simples caminhada de 30 minutos melhora imediatamente o humor de indivíduos com depressão. Revela também que caminhantes regulares tem menor incidência de cancro, menos problemas cardíacos, diabetes e outras doenças fatais. Vivem mais tempo e desfrutam de melhor saúde mental
Caminha o suficiente? Dicas para andar a pé:
  • Pelo menos 30 minutos a pé
  • Andar pelo menos 4 vezes por semana
  • Andar rápido: 5 – 6 km por hora
Mais dicas para andar a pé:
  • Ouça o seu corpo. Não exagere (respiração forçada ou frequência cardíaca alta).
  • A melhor postura é costas direitas, ombros relaxados, barriga minimamente contraída para não forçar a zona lombar.
  • Mantenha o olhar para a frente, pelo menos 6 metros
  • Mãos soltas a abanar, não apertar
  • No inicio, caminhe apenas. Mais tarde, quando já caminha mais tempo, inclua alongamentos e arrefecimentos
  • Aproveite para respirar fundo
Uma caminhada não é suficiente
Noventa por cento das pessoas que se exercitam regularmente, fazem-no de manhã, o que é de fato a melhor altura do dia. No entanto estudos têm demonstrado que apenas um período de exercício pela manhã com o resto do dia sentado no sofá ou deitado não é grande coisa.
O corpo não é feito para estar parado. Precisa de movimento para otimizar a circulação. Quando o corpo está parado, as toxinas acumulam-se nos tecidos, causam acidez e contribuem para muitas das doenças modernas.
Qualquer exercício é bom, mas ar livre é ainda melhor. A luz natural, o ar puro e a energia fazem toda a diferença.
Se um amigo o visita porquê sentar-se? Se caminharem juntos poderão ter uma conversa muito mais animada. Pode também aplicar este método em pequenas reuniões de empresa. Seja ousado e a sua mente agradece.
Caminhar na rua é bem diferente de estar num ginásio ou numa aula. Lá fora estão o céu, o sol, a lua e as estrelas. Ganhamos diferentes perspectivas de vida.
E você, quantas caminhadas faz?

quinta-feira, 23 de maio de 2013

10 Sugestões da Medicina Para o Controlo do Peso


  1. Evite água gelada e alimentos muito frios. A digestão é um processo de aquecimento. O frio arrefece e abranda as funções digestivas normais. Água gelada e bebidas frias apagam ou enfraquecem o calor necessário à digestão. Não coma comida acabada de retirar do frigorífico. Aqueça-a.
  2. Reduza consumo de açúcares, doces, fritos, alimentos gordos, leite e lacticínios. Açúcares e doces provocam aumento de fluidos no corpo, criando excesso de mucosidade e de humidade e problemas digestivos. O mesmo se passa com os fritos e alimentos gordos. Leite e lacticínios são considerados alimentos frios e doces, pelo que provocam demasiada mucosidade.
  3. Prefira os alimentos cozinhados em relação aos crus. Embora muita gente pense que os alimentos crus (frutos, vegetais e saladas) proporcionam mais nutrientes, de acordo com a Medicina Chinesa, os alimentos crus são demasiado frios e de difícil digestão, não permitindo que o organismo absorva de facto esses nutrientes. Alimentos levemente cozinhados fazem digestões mais fáceis, permitindo melhor absorção e maior ganho líquido de nutrientes. A fim de balancear a alimentação, os alimentos crus deverão ser consumidos preferencialmente no verão.
  4. Mastigue bem os alimentos. A digestão começa na boca. A mastigação aquece e despedaça os alimentos, facilitando o trabalho no estômago.
  5. Evite petiscar repetidamente ao longo do dia. Petiscar provoca retenção de alimentos e estagnação da digestão.
  6. Não coma ao final da noite. A esta hora o metabolismo está mais lento e os alimentos tem tendência a simplesmente ficar lá, causando estagnação e ganho de peso.
  7. Evite comer demais. Comer demais enfraquece o calor da digestão e provoca retenção de comida
  8. Evite comer debaixo de tensão ou stress. De acordo com a Medicina Chinesa, o stress afecta as funções energéticas do fígado, com impacto nas funções digestivas normais.
  9. Reduza o consumo de sal. O sal retém fluidos no organismo e quando ingerido em excesso dificulta a eliminação de líquidos.
  10. Exercício, exercício, exercício. Fundamental para um programa de perca de peso bem sucedido.
Muita gente pode seguir todas estas sugestões e mesmo assim não perder peso.
Acontece então desistirem deste programa natural de perca de peso e muitas vezes tentam drogas ou dietas de emagrecimento rápido. Por vezes esta opção também não funciona. O problema é após anos e anos de digestões danosas, o metabolismo simplesmente não funciona como deveria.
A Medicina Chinesa através da Acupunctura e da Fitoterapia pode ser utilizada para estimular o metabolismo, dissolver acumulações de gordura, regular o apetite e fortalecer o sistema digestivo.
Reforçando a “chama por baixo da panela” a Medicina Chinesa actua ao nível da raiz do problema, reequilibra o organismo e permite que o corpo se cure a si mesmo

terça-feira, 21 de maio de 2013

Stress e Ansiedade


Stress é uma doença?
Stress é uma doença moderna que afecta grande parte da população, provocando desequilíbrio no corpo e na mente, afectando o sistema imunológico e caracterizando-se por agitação e tipos de angústia em que nos sentimos desprotegidos e inseguros. A boa notícia é que existe tratamento para o stress.
Consequências do stress
Stress e ansiedade estão na origem de outras doenças de elevada gravidade e risco tais como:
  • Perturbações mentais
  • Alterações digestivas
  • Dificuldades respiratórias
  • Doenças cardiovasculares
  • Erupções na pele
  • Impotência sexual
  • Perturbações menstruais
Sintomas mais comuns no stress:
  • Angustia, vontade de chorar.
  • Dores de cabeça, enxaquecas.
  • Perturbações cardíacas.
  • Mãos frias e húmidas.
  • Perturbações digestivas.
  • Cansaço, esgotamento.
  • Insónia.
  • Desinteresse pela actividade sexual.
  • Fraco empenho profissional.
Origem do Stress
O aparecimento de crises de stress ou ansiedade, está normalmente associado a:
  • Agitação, prazos a cumprir, falta de tempo.
  • Problemas económicos.
  • Conflitos familiares, no trabalho, na rua.
  • Preocupações com familiares e amigos.
  • Divórcio.
  • Insucesso profissional.
  • Dificuldades sexuais.
  • Amor não correspondido.
O Stress está na origem de doenças de elevada gravidade e risco.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

"Sarda branca". Tem tratamento?


A leucodermia gutata, doença conhecida popularmente como sarda branca, é caracterizada por manchas claras, com tamanhos que variam de 1 a 5 milímetros e que surgem nas pernas e braços. As lesões são decorrentes do dano provocado pelo sol ao longo da vida.

Criocirurgia com nitrogênio líquido
A medicina evoluiu e novas técnicas de tratamento de lesões cutâneas foram sendo descobertas e utilizadas para as mais diversas finalidades. Uma delas, a criocirurgia com nitrogênio líquido, mostrou bons resultados no tratamento das sardas brancas.
O procedimento é realizado no consultório, sem necessidade de anestesia, pois a dor é discreta e cessa rapidamente. O médico aplica um fino jato de spray de nitrogênio líquido, que atinge apenas a mancha e por tempo muito curto. A área tratada sofre um congelamento imediato, que provoca uma "destruição" controlada da pele afetada. Durante cerca de 30 minutos persiste uma sensação semelhante à de uma leve queimadura ou de coceira. Não há necessidade de curativo.
Nos dias que se seguem, formam-se crostas finas e escuras sobre as áreas tratadas, que levam de 2 a 4 semanas para se soltarem. Quando as crostas caem, a pele que surge ainda se mostra mais clara do que a pele ao redor, dando a sensação de que o tratamento foi ineficaz.
O que ocorre é que a pele nova, que substituiu a pele manchada, é mais clara que a pele ao redor, como uma cicatriz recente de ferida superficial. No entanto, aos poucos a repigmentação se inicia. É necessário expor a pele ao sol, antes das 10 ou após as 15 horas, para estimular a produção de melanina (pigmento que dá cor à pele). Fora destes horários, proteger a pele do sol.
Resultados
 A melhora surge de forma gradativa. 
Leucodermia gutata antes e 18 meses depois do tratamento 

A criocirurgia com nitrogênio líquido mostra-se como uma boa opção de tratamento para as "sardas brancas" e, desde que utilizada adequadamente, por médico pode atingir resultados bastante satisfatórios.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

O que Arranha a Garganta


Vírus e bactérias são vistos como culpados sempre que surge uma dor dentro do pescoço — e a incriminação muitas vezes é justa. Mas há casos em que esses suspeitos são erroneamente acusados, encobrindo ameaças perigosas

Ar seco e variações de temperatura anunciam a fase das estações mais áridas, que começam no outono e se encerram no inverno. Tais condições climáticas, por aumentarem o risco de uma falha das barreiras protetoras do organismo, também criam o contexto ideal para um crime cometido por micro-organismos: a invasão desautorizada da faringe, da laringe ou das amígdalas, que culmina em tormentos para falar, engolir... Apesar de minúsculos em tamanho, os vírus carregam o título de maiores baderneiros dessa região — patrocinam ao menos 85% das irritações ali.
Se por um lado essa gangue possui a atenuante de geralmente não ser muito agressiva, por outro serve como porta de entrada às bactérias, essas bem mais prejudiciais e, logo, mais dolorosas. "Os vírus consomem as células de defesa. É como se eliminassem o exército que combateria outros agentes nocivos".
Com o intuito de dar fim a esses problemas, cientistas trabalham arduamente no desenvolvimento de medicamentos. Para debelar as bactérias, já criaram antibióticos — para o bem e para mal, já que são usados além da conta. 
Se no ramo da prevenção há poucas novidades — continuam a vigorar leis como lavar as mãos e evitar contato mais direto com doentes —, na área de controle dos sintomas desponta uma nova aliada: a pastilha de flurbiprofeno, recentemente lançada no Brasil. "Essa substância ameniza a dor como poucas e é segura. 
Antes da década de 1940, qualquer desconforto na garganta era sinônimo de preocupação. Afinal, os antibióticos não estavam disponíveis e, com isso, bactérias se multiplicavam sem grande resistência. Uma simples dor podia abrir brecha, por exemplo, para os micróbios por trás da febre reumática, capaz de afetar as juntas e o coração. Se hoje já não existe o temor excessivo, isso não significa que uma dor de garganta mereça pouco-caso — especialmente se durar mais de uma semana.
"A dor prolongada pode ser resultado até mesmo de um câncer". "Se ela não melhora ou vem acompanhada de engasgos, dificuldade para engolir e rouquidão, consulte um médico.
Aliás, até aí o transtorno pode ser desencadeado por um vírus: desta vez, contudo, a gente está falando do HPV. Bastante ligado a problemas nos órgãos genitais, ele, ao adentrar a boca, pode se instalar na garganta e, aos poucos, danificar suas células. Só para citar uma estatística, quem já fez sexo oral com mais de seis parceiros possui um risco 3,4 vezes maior de desenvolver câncer de garganta. "Está aí uma das razões pelas quais mais jovens vêm apresentando com maior frequência esse tipo de tumor".
Ingerir álcool demais, assim como fumar, é outro grande fator de risco ao desenvolvimento do câncer dentro do pescoço. "Bebidas alcoólicas promovem uma hiperacidez no estômago, o que pode causar refluxo, gerando danos na garganta". "Isso sem contar que o álcool é, por si só, abrasivo".Em outras palavras, se uma queimação sem motivo aparente der as caras, talvez seja bom maneirar nos copos de cerveja ou nas taças de champanhe.
Não é só o câncer que pode ficar camuflado por trás de sintomas dolorosos no pescoço. Nem sempre infecções pelos vírus da gripe e do resfriado estão por trás do sintoma. Elas são, de fato, bastante comuns, principalmente na infância. Também pudera: as partículas perniciosas veem na amígdala uma de suas primeiras moradias dentro do organismo. Mas, não custa repetir, sempre é bom confirmar o diagnóstico com um  medico. Nódulos inchados no pescoço, muitas vezes confundidos com amigdalite, podem ser traço da mononucleose. Essa tremenda chateação, geralmente fruto do vírus Epstein-Barr, causa calafrios, náuseas e dores pelo corpo todo. Pior: demora a nos deixar em paz. Em média, suas consequências repercutem por dez dias.
·         E não é só isso que uma aparente amigdalite pode acobertar. Em casos mais raros, um inchaço doído significa o surgimento de uma doença hematológica, ou seja, problemas sérios no sangue. "Diferenças grandes de tamanho entre uma amígdala e outra às vezes sinalizam até uma leucemia".. Nesse caso, é como se os anticorpos alojados na região também adoecessem, contribuindo para uma espécie de inflamação — e, por conseguinte, para a dor.
·         Tudo isso, contudo, está longe de ser motivo para pânico. Desde que você fique atento aos indícios e, mais do que isso, à duração do incômodo, manter a integridade da garganta e, consequentemente, de todo o resto do organismo não é uma tarefa complicada. Basta ouvir o que o corpo tem a dizer.
 Veja como a pastilha interfere no processo infeccioso

> 1.    A invasão Os famigerados vírus e bactérias entram na garganta pela boca ou pelo nariz. De lá, chegam a diferentes áreas e começam a fazer estragos.

> 2.    A repressão O sistema imunológico responde ao ataque enviando seus policiais, ou melhor, suas células de defesa, para o local afetado. Então começa a briga.

> 3.    A consequência Na confusão, enzimas chamadas ciclo-oxigenases produzem prostaglandina, um mediador químico que faz os nervos enviarem sinais dolorosos ao cérebro.

> 4. O efeito da nova pastilha O flurbiprofeno, seu princípio ativo, corta a concentração de prostaglandina pela metade por desligar boa parte das ciclo-oxigenases. Aí, os nervos são menos ativados.
> Quando tirar as amígdalas

> A recomendação é só extrair essas estruturas em crianças em casos de infecções muito graves. "Nessa fase da vida, elas funcionam como importantes escudos". "Já nos adultos, perdem parte de sua função. Portanto, se houver algum problema crônico, costuma-se optar por removê-las".
> Mitos e verdades sobre a dor de garganta

> Ela pode evoluir para conjuntivite
> Verdade: Os micro-organismos que atacam a faringe não têm preconceito: eles afetam qualquer mucosa, inclusive a dos olhos. Por isso, quando estiver doente, não ponha as mãos na boca e, depois, perto das pálpebras.

> Tomar sorvete causa dor
> Mito: No máximo, alimentos e bebidas geladas constringem os vasos, dificultando a chegada de células de defesa. Isso, todavia, não gera irritação por si só.

> Beber água ajuda a prevenir e a tratar o desconforto
> Verdade: O tal muco é composto de 95% de H20. Na falta de líquido, essa barreira natural se torna espessa e, portanto, menos eficaz. Está aí outro argumento para não ficar com sede.

> Gargarejo com água morna, sal e vinagre combate os micro-organismos
> Mito: Misturas como essa alteram o pH da garganta. Como é sensível à acidez, ela pode até se irritar com o enxágue, o que só serve para piorar a infecção.

> Sair de um ambiente quente para outro frio e seco sem se agasalhar gera mais dor
> Verdade: Essa troca resseca o muco protetor. Desidratado, ele não intercepta as partículas nocivas, que passam a agredir o local. Um casaco atenua a mudança brusca de clima.


quinta-feira, 16 de maio de 2013

Saúde e Qualidade de vida


O termo “Qualidade de vida” abrange muitos fatores que, em conjunto, oferecem ao ser humano condições de vida consideradas satisfatórias. Fatores como uma boa educação, boas condições de moradia, bons empregos, bom convívio social, bem-estar integral, enfim, fatores que aumentam a expectativa de vida e transformam a sobrevivência em algo prazeroso. Por isso, há uma constante busca das cidades brasileiras em proporcionar aos seus habitantes um lugar melhor para viver, podendo chegar a uma competição pela qualidade de vida.

Mas e a saúde? Por que a saúde é vinculada à qualidade de vida?

De certa forma, a qualidade de vida contém a saúde, mas a saúde não contém a qualidade de vida. Em outros termos, quem tem saúde, não implica em qualidade de vida, mas quem tem qualidade de vida, tem saúde.

E a preocupação com a saúde vem crescendo e, atualmente, tem lugar garantido nos jornais e revistas, nas reportagens e nos documentários. As academias e spas investem cada vez mais em tecnologias, aparelhos e mão-de-obra.

É o auge dos profissionais da saúde, principalmente os personal trainers. Para quem está sedentário há anos 
e quer iniciar uma atividade física, o personal trainer é um aliado importante. O acompanhamento de um profissional pode evitar futuros desconfortos, como lesões, desmotivação e falta de resultados positivos.



E esta procura pela saúde resulta também em uma alimentação balanceada. E, neste caso, o acompanhamento de um profissional da nutrição também é essencial. As dietas malucas baseadas em pouquíssimas calorias, além de não trazerem resultados a longo prazo, podem provocar um efeito contrário com o fim da dieta e ainda prejudicam o desempenho no dia-a-dia.

E os cuidados com a saúde, vão além da atividade física e nutrição. A função dos governos na promoção da saúde pública também é fundamental. Oferecer condições satisfatórias hospitalares e de saneamento básico são requisitos para garantir um lugar no topo do ranking das cidades brasileiras que apresentam melhor qualidade de vida. Por outro lado, estar em dia com seu cartão de vacinas é papel do cidadão, assim como assegurar a higiene pessoal.

Então, se você procura saúde e qualidade de vida, saindo de uma rotina sedentária e uma alimentação desvantajosa, o primeiro passo é a mudança de hábitos. Organize seus horários, procure os profissionais capacitados em suas áreas e mude o seu estilo de vida. Mas faça estas mudanças com acompanhamento profissional, investimentos atuais podem evitar gastos futuros com hospitais, exames e remédios. E o mercado de profissionais da saúde cresce quantitativa e qualitativamente. É importante analisar as melhores opções e verificar onde irá investir o seu dinheiro. Um treinamento físico, por exemplo, deve ser planejado e conferido. É importante este treinamento ser um serviço personalizado, pois cada ser humano possui sua individualidade biológica, sua história de vida e suas formas de motivação. Procure uma equipe de profissionais capacitados e alinhados, pois um profissional isolado no mercado de trabalho não conseguirá atender a todas as suas necessidades.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Lipoaspiração



Ao contrário do que parece, a gordura corporal é essencial para todo ser humano, pois protege o corpo das oscilações de temperatura e estoca energia para situações de doença, escassez e fome. O que causa o problema é o excesso de tecido gorduroso, a obesidade.



Algumas pessoas têm mais facilidade de unir as moléculas de ácidos graxos livres com o glicerol e produzem mais gordura. Em muitos obesos, há também a dificuldade de separar essas moléculas, o que complica a retirada de gordura do organismo, contribuindo para o aumento de peso e para a dificuldade de eliminá-lo.

Geralmente, o intestino dos obesos absorve mais os nutrientes dos alimentos do que o das pessoas magras e, quanto maior a absorção, maior a tendência a ganhar peso.



A alternativa para retirar esse excesso de células de gordura é a lipoaspiração ou a abdominoplastia. Ao diminuir essas células, fica mais difícil de ganhar peso, mas não impossível. Se a pessoa fizer a cirurgia, mas não se alimentar corretamente e praticar exercícios físicos, voltará a engordar., 
 Pessoas com células multiplicadas que emagrecem têm mais facilidade para engordar novamente porque as células têm memória: elas continuam ‘murchas’ no corpo, mas enviam estímulos ao cérebro que alertam para a fome. Por isso é importante a alimentação saudável desde a infância e a adolescência para evitar a formação dessa gordura corporal, o que pode dificultar o emagrecimento na fase adulta.

E não são só os alimentos gordurosos que fazem a célula inchar. Qualquer alimento consumido em excesso pode ser transformado em gordura por causa das reações químicas, até mesmo um brócolis. Para manter o peso, a pessoa deve consumir a quantidade de calorias igual à queima calórica. Comer menos do que gasta faz emagrecer e consumir mais calorias, provoca o aumento de peso. Porém, esse desempenho não é regra e muda de pessoa para pessoa, já que existem os mais “gastadores” e os mais “econômico.
Mais comum nos homens, a gordura intra-abdominal é perigosa porque pode provocar doenças cardíacas, já que cresce entre as vísceras e é mais difícil de ser eliminada. A gordura extra-abdominal ajuda a desenvolver a diabete. Para queimar essa gordura corporal, abuse dos exercícios físicos, principalmente os aeróbicos.
Quem não gosta de se exercitar, recorre às cirurgias. Entenda abaixo como funciona a lipoaspiração:
 



terça-feira, 14 de maio de 2013

Lifting, Toxina, Preenchimento e Cremes


Lifting (ritidoplastia) 
É a mais comum cirurgia plástica de fase. Ele levanta as estruturas musculares, agindo no sentido contrário dos vetores do envelhecimento, e produz um efeito generalizado no rosto, porque mexe na musculatura.

Há diversas formas de realizar o lifting, de acordo com as diferentes regiões do rosto. É possível provocar alterações nos olhos, bochecha, boca, pescoço e queixo. No lifting, você fixa o músculo acima da orelha, sutura e amarra a musculatura.
Quem decide fazer a cirurgia precisa se preparar bem antes. É preciso fazer hidratação e limpeza de 15 a 20 dias antes da cirurgia para preparar a pele para o procedimento, além de visitar um clínico antes para que ele peça os exames preparatórios. Outro fator que pode prejudicar a cirurgia é o fumo porque o cigarro altera a circulação, então é recomendável eliminá-lo por, pelo menos, três semanas antes do procedimento.

Após a cirurgia, no mesmo dia, os médicos recomendam compressas com água fria com gases ou toalhas. Não se deve colocar gelo na pele porque há o risco de queimaduras. Além disso, é preciso tomar corretamente antibióticos e analgésicos indicados pelo médico para evitar reações.
Outra recomendação é evitar tomar sol por dois meses para proteger a pele de manchas e edemas e fazer drenagem linfática de duas a três vezes por semana na região do rosto. O mais importante é o paciente descansar por, no mínimo, dez dias.
Toxina botulínica
Quando fazemos expressões com o rosto, movemos um grupo muscular específico e, com o tempo, eles vão ficando vincados e causam as marcas de expressão. Então, a toxina botulínica é injetada no músculo e bloqueia os receptores, fazendo com que as fibras fiquem paralisadas, aliviando a tensão muscular e deixando a expressão facial mais leve e menos marcada.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, não há comprovação científica de que a reaplicação excessiva da toxina botulínica possa trazer danos à saúde. No entanto, por questões de segurança, a entidade recomenda no máximo três aplicações ao ano por pessoa.
Alguns fatores reduzem a durabilidade da aplicação da toxina butolínica, como antiinflamatórios, aceleradores de metabolismo e estresse. O médico pode aplicar uma dose de complementação da toxina botulínica de duas a quatro semanas depois da primeira, caso o resultado não tenha ficado satisfatório.
Preenchimento
É a injeção nos sulcos da pele de uma substância que tem como base o ácido hialurônico, que é fabricado pelo fibroblasto e já existe no corpo humano. Ele estufa e nivela a ruga, deixando a pele mais firme e reduzindo as marcas. O resultado é instantâneo e pode ser visto na mesma hora.

Creme de semente de trigo
Feito a base de um agente “tensor” de origem vegetal, extraído das proteínas da semente do trigo, o creme também funciona para “esticar” a pele. Ele provoca um efeito imediato que dura aproximadamente 8 horas ou até o rosto ser lavado. O produto funciona porque cria um filme que estica a pele e diminui a profundidade das rugas, deixando o rosto liso e brilhante.

É importante alertar as mulheres para não realizarem nenhum destes procedimentos no período da gravidez até 6 meses depois do término da amamentação. A restrição inclui grávidas, lactantes e mulheres que amamentaram recentemente porque as substâncias ou cirurgias podem prejudicar o bebê. Apenas o creme de semente de trigo é liberado.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Uso diário de filtro solar, hidratação e limpeza contribuem para pele jovem


Cirurgias e tratamentos são alguns métodos que as pessoas procuram.
Lifting e injeção de toxina botulínica são os mais comuns.

O conceito de “esticadinha”, usado antigamente por médicos, já não é mais usado pelos cirurgiões porque atualmente as mulheres não esticam mais a pele, elas transformam as retas do rosto em curvas. E essa mudança é mais profunda porque é preciso mexer no músculo.
A pele envelhece junto com o ser humano. Os “fibroblastos", pequenas ferramentas que produzem o colágeno, chegam aos 30 anos de vida intactos, mas a partir daí começam a envelhecer e vão perdendo a força, produzindo menos colágeno, que é uma substância que dá firmeza à pele. Quando ele diminui, a pele fica mais flácida. É um processo normal da evolução humana, assim como a contração e relaxamento dos músculos da mímica facial, o que deixa a pele enrugada com o tempo.
Linhas e marcas de expressão podem virar rugas e pregas com o tempo porque os fibroblastos reduzem a produção de colágeno e com isso a pele perde parte da sustentação. Para deixar a pele jovem é necessário protegê-la, hidratá-la e limpá-la diariamente. 



sexta-feira, 10 de maio de 2013

Café Sem Culpa

Apreciado, amplamente consumido, saboreado de várias maneiras, o café faz parte da alimentação brasileira. Mesmo quem não toma costuma apreciar seu cheirinho agradável. E quem toma normalmente o faz diariamente. Puro, com leite, de manhã, de tarde, de noite, com sorvete, quente, morno, frio. O café está no topo dos alimentos mais consumidos. No mundo todo, só as plantas para fazer refrigerantes de cola e o chá ficam no mesmo patamar do café em termos de vegetais campeões de consumo.
Assim, nada mais útil do que entender um pouco aquelas xícaras esfumaçadas e saber quais são suas propriedades e efeitos para a saúde. “Café não é remédio, mas a comunidade médico-científica já considera a planta como funcional, que previne doenças ou mesmo nutracêutica, nutricional e farmacêutica. Isso porque o café não possui apenas cafeína, mas também outros componentes.
Além da cafeína
Potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais estão presentes no grão, embora em pequenas quantidades. Aminoácidos, proteínas, lipídios, além de açúcares e polissacarídeos também o compõem. Mas nem todas essas substâncias permanecem nas mesmas quantidades quando o café passa pelo processo de torrefação. Alguns deles chegam até mesmo a ser destruídos por completo se os grãos são torrados excessivamente.
 
O DIAMANTE DOS CAFÉS
Pode parecer piada, mas não é. O café tido como o mais saboroso e raro do mundo é colhido das fezes de um animal. Sim, o Kopi Luwak ou Café Civeta é proveniente da Indonésia. O animal, chamado civeta e com aparência que lembra uma doninha, faz o que as melhores tecnologias de produção de café fazem, com um diferencial: separa o grão da polpa dentro do corpo adicionando substâncias excepcionais. O civeta colhe minuciosamente os frutos mais doces e coloridos do café. Depois de engoli-los, os frutos permanecem no sistema digestório do animal, onde bactérias específicas fermentam a polpa, unidas à ação de enzimas digestivas. Ao defecar, os grãos saem intactos, porém acrescidos de características inigualáveis (também, pudera...). É então que entra a mão do homem, literalmente recolhendo das fezes do civeta os grãos de café. Segundo relatos, o café preparado com o Kopi Luwak tem aroma intensamente agradável e sabor parecido com o de chocolate. São produzidos apenas 230 quilos por ano. Ah! além de ser o mais saboroso e raro do mundo, obviamente também é o mais caro. O quilo sai por cerca de R$ 1.500.

 


Geralmente, os grãos do café tipo Arábica, que é o mais usado para fazer o pó, passam por uma torrefação a 220ºC entre 12 e 15 minutos. No Brasil, os grãos passam, em média, por uma torrefação a 180ºC, durante cerca de 20 minutos. É considerado um tempo excessivo. Por isso, aqui o café costuma apresentar menor grau de qualidade, tanto nas propriedades nutritivas quanto no aroma, cor e sabor.
Por um lado, a torrefação é a responsável pelo fato de o café ser pouco calórico. Afinal, parte dos lipídios, aminoácidos e açúcares são eliminados no processo. Por outro, aumenta a concentração de cafeína, que não se perde.
Combate à depressão
Embora seja o componente mais conhecido do café, a cafeína constitui apenas uma parte de sua composição total. E é menos do que muita gente pensa, pois um grão normal tem de 0,8% a 2,5% de cafeína. Nem por isso deixa de ser parte importante desse alimento, com sua devida participação sobre os efeitos no metabolismo e nas reações orgânicas.
Uma das ações da cafeína se dá sobre os quadros de depressão. E, nesse sentido, o café parece ser um aliado importante no combate à doença. “A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central e, em pequenas doses, pode trazer uma sensação de bem-estar, disposição e ânimo”.
Quando a bebida vicia
É comum que as pessoas habituadas a tomar doses diárias de café relatem dor de cabeça quando não o consomem. A cafeína causa certa dependência. O corpo precisa dela e, se não a ingere, a pessoa passa por um período de abstinência.
Tratando-se ainda do sistema nervoso, também há indícios de que a cafeína possa reduzir a incidência da doença de Alzheimer. Porém, estudos nessa direção ainda são experimentais, feitos com animais, e não é possível especular sobre os mesmos efeitos em seres humanos.
Portanto tome seu cafe diariamente,


quinta-feira, 9 de maio de 2013

Sucos para Emagrecer



sucos de frutas vegetais legumes podem ser de grande ajuda para perder peso, mas isso não vai fazer milagres.
Perder Peso rápido em um mês, só é possível se você fizer uma dieta e, naturalmente exercícios, entre outras coisas, mais abaixo seguem algumas receitas para emagrecer com sucos naturais que podem até mesmo acelerar o metabolismo
Ainda assim, existem muitas opções de receitas de sucos para emagrecer que você pode escolher para consumir em seu dia-a-dia. Esses sucos têm qualidades que podem ser consideradas normalmente como tônicos, diuréticos e antioxidantes. A variedade de frutas ou legumes que você pode escolher varia. Mas as receitas de sucos para emagrecer que estão a seguir podem ajudar.
Estes sucos de vegetais para emagrecer podem vir a ser muito úteis para combater o elevado peso. Eles têm uma quantidade de fibras consideráveis e são altamente saciantes, e não são dispensados em uma boa dieta. Uma boa combinação para esse tipo de sucos é a cenoura, rabanete preto e aipo, enquanto outra é de alcachofra, tomate e pepino.
Como é sabido, o emagrecimento com suco de noni para emagrecerpode ser muito eficaz.

Receita para Emagrecer de Suco Refrescante para Perda de Peso

Calor e excesso de peso são os ingredientes de um desastre, aproveita essa receita para emagrecer beba um suco refrescante e de baixa caloria. Uma bebida refrescante, rica em antioxidantes e fibras que permitirá que você perca peso mais facilmente, graças ao seu efeito emagrecedor.
Sucos são bebidas refrescantes para ajudar você a perder peso, eles podem ser parte de um lanche ou café da manhã. Estes tipos de sucos, além de um efeito de emagrecimento, são muito nutritivos.
Uma bebida que têm todas estas características é a cenoura batido com maçã e germe de trigo, que também tem uma característica especial, o seu sabor agridoce.
Ingredientes para 4 porções:
  • 2 cenouras.
  • 1 maça
  • 1 colher de sopa de gérmen de trigo.
  • 2 copos de água.
  • 1 xícara de gelo esmagado.
Suco Refrescante para Perda de Peso
Preparação:
Bata todos os ingredientes e sirva.
Uma receita para perder peso desse suco, ou seja, um copo desse suco tem 55 calorias, fibras, proteínas, vitaminas B, beta-caroteno, sódio e potássio. É uma ótima alternativa para o emagrecimento saudavelmente.

Suco de Fruta, Frutos e Legumes para Perder Peso

Algumas frutas e legumes têm uma capacidade especial para ajudar as pessoas a emagrecer. Por quê? Ou porque são diuréticos, saciantes, ou simplesmente porque esses sucos predispõem o organismo a perder peso, esse tipo de opções nunca deve ser menosprezado. Está interessante receita para emagrecer com suco, pode ser útil para esta missão.
Ingredientes:
  • Três limões
  • Um pepino
  • Três rabanetes vermelhos
  • Dois talos de salsão
Preparação:
Iniciar espremendo o suco de três limões e deixar separado até o final da preparação. Enquanto isso, lave bem todos os legumes e coloque-os em pedaços no liquidificador, deixe misturar bem e acrescente um pouco antes de beber o suco de limão.
Idealmente, beba este suco durante 10 dias consecutivos, parando por 5 dias e retornando depois caso haja necessidade. Idealmente, é sempre bom consumir uma hora antes do café. Não só é bom para emagrecer, mas também para desintoxicar o organismo e predispor à perda de peso.

Receita de Suco para Emagrecedor no Café da Manhã

sucos para emagrecer são uma das escolhas perfeita para o pequeno café da manhã e sem acrescentar muitas calorias ao cardápio diário. Nós damos uma carga de energia interessante de vitaminas, açúcares facilmente assimilados e também fibras, minerais e um monte de boas propriedades. Está é outra proposta muito saborosa de suco de baixa caloria.
Ingredientes:
  • Duas laranjas
  • Uma maçã
  • Uma Cenoura
Preparação:
Lave todos as frutas e a cenoura. Descasque as laranjas, e cortar ao meio. Corte as maçãs (sem casca), retire as sementes e o “osso” central. faça a mesma coisa com a cenoura, ou seja, descascar.
Em seguida, introduza todos os ingredientes no liquidificador, adicionando um pouco de água para não ficar tão grosso. Consumir no café da manhã.

Receita do Suco para Emagrecer 

Nancy uma de nossas leitoras nos enviou esta receita de suco para emagrecer com saúde, que combina as propriedades de purificação do suco de laranja, bem como a incorporação de pimenta e pepino. Ela diz que é muito eficaz e que permite até a perda de dois quilos por semana.
Receita 
  • Ingredientes:
  • 2 laranjas
  • Uma pimenta verde
  • Metade de um pepino
Preparação: Ponha tudo em um liquidificador e bata, beba antes do antes do café da manhã, em uma semana você terá perdido pelo menos 2 kilos
Eu recomendo, é muito eficaz.